Seis tendências da operação logística
Como
os aliados mais fracos, mais uma vez o setor parece pronto para crescer rapidamente. Aqui
estão as tendências para observar como os prestadores se dirigem até essa prosperidade
tão prometida.
O mercado criará a logística de terceira parte de tudo o que você
precisa por meio das parcerias.
As cadeias de abastecimento global exigem ampla experiência em muitas
áreas, tanto que nenhuma empresa poderia jamais oferecer todas as soluções. Mas os
clientes gostam da idéia de usar um único provedor. Isso significa uma interface com
computador, um ponto de contato, um contrato, uma conta, etc. Portanto, os operadores
logísticos formarão parcerias com outros operadores logísticos, com empresas de
tecnologia e com outros fornecedores para servirem toda cadeia de abastecimento de um
cliente. Um operador logístico, o “integrador líder” da cadeia de
abastecimento, supervisionará os outros fornecedores e agirá como o único ponto de
contato.
1. Os operadores logísticos se tornarão mais lucrativos
Os terceiros melhoram sua
lucratividade por meio de controles mais rígidos do custo interno e melhor uso da
tecnologia. Ao mesmo tempo, os clientes estão mostrando uma disposição para pagar mais
quando os operadores logísticos agregam mais valor a suas operações da cadeia de
abastecimento.
Os terceiros agregarão este valor com soluções sofisticadas e integradas
da cadeia de abastecimento.Estas soluções virão das parcerias (conforme mencionado) e
oportunidades globais.
Algumas empresas mantêm a lucratividade tornando-se mais seletivas na
escolha de novos negócios. O cliente está num período de redução de custo total e
está encarando seriamente a terceirização. É irônico que algumas empresas desejam ver
as contas de seus fornecedores para ter certeza que são lucrativos, mas depois tentam
negociar contratos que não são lucrativos.
2. Novos clientes criam redes maiores e mais eficientes para os operadores logísticos
Estas redes incluem as áreas de transporte, armazenagem e informação. Por exemplo, muitos operadores logísticos podem executar seu software de otimização da carga com o frete de múltiplos clientes. Portanto, a carga do cliente A e a carga do cliente B podem ser consolidadas em um único veículo e economizar dinheiro para ambas as empresas. Quanto mais clientes uma operadora logística encontra com necessidades geográficas similares, maior a oportunidade.
3. Os embarcadores dependerão de operadores logísticos para utilizar tecnologia da informação
No campo da tecnologia da
informação (TI) e comunicação, os sistemas podem se tornar desatualizados no momento
em que são implementados. Em vez de TI internas, muitos gerentes dependerão de
operadores logísticos para fornecer parte, ou todo, o sistema logístico.
Os terceiros devem manter a flexibilidade para fornecer soluções
customizadas a seus clientes, e deve-se julgar um operador logístico não apenas por
quão bem ele usa seus sistemas, mas também por quão rapidamente pode implementar um
sistema nas operações de um cliente.
Os clientes também observarão os operadores logísticos para avaliar os
sistemas. Quão bom é o último otimizador se este não ajuda o cliente a executar um
trabalho melhor? A tecnologia deve oferecer melhor visibilidade do inventário para que o
trabalho seja melhor executado. Ele deverá melhorar os ciclos de caixa a caixa e
erradicar obstáculos que existem nas organizações dos clientes.
4. Os operadores logísticos estão procurando bons profissionais de logística
Não é fácil encontrar
pessoas que sejam capazes de analisar e depois otimizar as redes logísticas e cadeias de
abastecimento. Uma vez encontrados pelas empresas, se comprometem com projetos que duram
vários meses. Como os operadores logísticos trabalham com mais de um projeto por vez,
eles exigem mais destes talentosos indivíduos.
Existem soluções, como por exemplo, pessoal militar aposentado. Os
logísticos passam 25 anos fazendo nada além de administração da cadeia de
abastecimento. Eles também trazem experiência comercial e tecnologia relacionada.
As empresas logísticas mais antigas podem treinar os funcionários em
várias disciplinas conforme avançam na empresa.
Considere o impacto da cadeia de abastecimento sobre a propriedade do
estoque e giro de capital, e você entenderá por que as empresas estão dispostas a
compartilhar ganhos com seus provedores de logística. Você também perceberá porque os
clientes desejam que seus fornecedores assumam riscos.
A realidade é que, quando um operador logístico assume uma cadeia de
abastecimento ele é responsável pelas vendas de seus clientes e fluxo de negócios. O
que acontece se um terceiro falha? Se não alcançar mínimos resultados projetados,
perdem lucratividade, não os custos, num dado projeto.
Certos projetos funcionam melhor com uma abordagem do tipo participação
nos ganhos ou riscos. Quase sempre existirá uma combinação de participação nos ganhos
ou riscos quando assumimos uma rede logística existente, pois nosso desempenho será
medido em relação àquele da rede anterior. Mas se o cliente cria uma nova rede ou
processo comercial, então não existem meios de pensar comparativamente. A participação
nos ganhos requer bons “benchmarks”.
5. O Relacionamento cliente vs. operador logístico mais tempo
Quanto mais longo o
relacionamento, melhor um terceiro pode entender e melhorar as operações de um cliente.
Um relacionamento mais longo nem sempre produzirá custos proporcionalmente mais baixos.
Se você executar um trabalho efetivo, chegará o momento de diminuir os retornos. Assim,
é preciso chegar a uma idéia de impacto, talvez na confiabilidade de serviço, ou talvez
em mais algum lugar na empresa do cliente.
Pequenos contratos freqüentemente levam a relacionamentos logísticos mais
amplos voltados ao prestador.Muitos relacionamentos de terceira parte começam quando os
clientes terceirizam uma pequena parte da cadeia de abastecimento. Por exemplo,
contratados para implementar controles de custo de transporte. Quando isso é realizado,
leva a perguntas de estoque: podemos reduzir os custos de estoques expedindo diretamente?
Qual é o custo de frete aéreo vs custos de manutenção do estoque? É função do
operador logístico descobrir essas oportunidades.
Conforme estas oportunidades são exploradas, os papéis mudam e o cliente
espera o operador logístico para colocar na mesa sua visão da excelência logística.
Isso se chama “logística voltada ao prestador”, a qual levará a
novos níveis de desempenho e controle de custo. As empresas que reduziram a gerência
intermediária realmente não possuem os recursos internos para conduzir a logística para
o próximo nível.
6. Os operadores logísticos não se tornarão consultores (mas poderão cobrar taxas de serviço)
Antes de um terceiro ter um
contrato, ele gasta meses analisando as operações logísticas do possível cliente. O
operador logístico fará recomendações e fornecerá relatórios detalhados para o
cliente. Em resumo: o operador logístico assume o papel de consultor, menos as despesas.
Observadores dizem que como os operadores logísticos procuram meios de
melhorar sua lucratividade, a análise gratuita poderia acabar.
Perda de controle ainda é um assunto para as empresas que avaliam o
potencial de uso dos operadores logísticos, mas não para os clientes de operadores
logísticos. Corporações e indivíduos que não tentaram a rota da terceira parte
freqüentemente citam o receio de perder o controle sobre suas operações logísticas.
Contudo, os clientes de operadores logísticos raramente expressam essa reclamação.
Os clientes que passam por esse exercício lhe dirão que adquiriram
controle. Eles têm uma melhor condução sobre seus sistemas e indicadores do que tinham
no passado. Freqüentemente, as empresas possuem indicadores que diferem de unidade para
unidade ou de linha de produto para linha de produto. Os terceiros são capazes de
padronizar isso por toda cadeia de abastecimento. E isso permite que as empresas tomem
decisões melhores.
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